Reciclagem de entulhos: como os materiais são reutilizados
Atualmente, ouvimos falar de reciclagem como nunca ouvimos antes. Além dos diversos conhecidos materiais que podemos reciclar, como o vidro e o plástico, também há a reciclagem de entulhos. Entulho é todo o resto de materiais – tijolo, concreto, madeira, etc – de uma construção civil ou de uma demolição, que devem ser coletados por meio de caçambas que, por sua vez, devem ser manejadas por empresas especializadas na remoção de entulhos.
A grande quantidade de entulho indica um desperdício de materiais utilizados em uma construção, o que faz com que o preço final de uma obra fique mais elevado e gere ainda mais gastos para a limpeza do mesmo. Por isso, na maioria das vezes, o entulho é visto como algo que serve apenas para causar problemas.
Grande parte desse entulho gerado nas construções é reciclável e pode virar matéria prima de qualidade para as obras, diminuindo seu custo final, além de contribuir para a diminuição dos problemas causados pela disposição do entulho em locais inadequados. Os materiais são reutilizados de diversas formas: produção de areia, uso em pavimentação, contenção de encostas, produção de blocos, entre muitos outros.
A reciclagem do entulho pode ser feita com equipamentos de baixo custo, mas também há opções mais tecnologicamente avançadas. É possível, ainda, realizar a reciclagem no local da obra em que ele foi gerado. Independente do lugar que seja realizado a reciclagem, é indispensável que ele possua equipamentos de seleção, trituração e classificação dos materiais, uma vez que nem todo o entulho é reciclável e precisa ser analisado antes que o processo seja iniciado.
Os resultados são tanto econômicos quanto ambientais. Além de reduzir o preço final de uma construção, a reciclagem de entulhos produz benefícios ambientais, não deixando mais que aquele entulho se acumule em locais inadequados e não acarrete mais problemas, como o assoreamento de leitos de córregos e as enchentes.
Comentar