Remoção de Entulho – um serviço a favor da sustentabilidade
A manutenção da limpeza de lugares públicos é essencial para a prevenção do entupimento de canais de escoamento de águas das chuvas e disseminação de doenças. O lixo e o entulho jogados nas ruas entopem os bueiros e bocas-de-lobo causando alagamentos que expulsam ratos, baratas e escorpiões das suas tocas, obrigando-os a invadir quintais e residências. Os roedores, por exemplo, são hospedeiros de graves doenças como a peste bubônica e a leptospirose. As enchentes podem causar também doenças como a hepatite, febre tifóide e cólera. Ademais, o despejo de entulhos em locais irregulares constitui crime ambiental.
A construção civil é um dos setores que mais produz resíduos sólidos no Brasil. A destinação correta desses resíduos é fundamental para a prevenção de impactos ambientais, tendo como foco isso, é necessário que a população se conscientize da importância da manutenção da limpeza do local público e contribua, tomando o devido cuidado com os materiais que descarta. Os resíduos devem ter o destino adequado.
Materiais considerados entulhos devem ser descartados em caçambas, para que o recolhimento seja feito de forma correta e jogado em locais apropriados para o descarte. Dessa forma, serão evitados o acúmulo, entupimento de bueiros e multas. Resíduos oriundos de construções, jardinagem, galhos de podas de árvores de dentro do terreno, devem ser acondicionados e retirados pelos proprietários. O Município é responsável apenas pelo recolhimento do lixo doméstico e também da parte reciclável, proveniente da separação do doméstico.
A seleção do lixo também é essencial para a destinação correta do mesmo. O lixo orgânico, quando em contato com o entulho, pode “contaminá-lo” e inutilizá-lo, impedindo o reaproveitamento até mesmo para os bolsões. É preciso que previamente haja uma seleção do lixo que será descartado nas caçambas, para que em seguida uma empresa especializada possa fazer o recolhimento do entulho e efetuar o descarte de forma ecológica e segura.
Comentar