A importância da remoção de entulho
Com a popularização de discussões sobre temas como a sustentabilidade e ecologia, a gestão ambiental tem sido um grande foco da arquitetura e da construção civil.
Entretanto, para algumas pessoas, a sustentabilidade em obras e construções não é um conceito claro. A fim de esclarecer dúvidas a respeito do assunto, podemos dizer que esse tema se relaciona à questão da gestão dos recursos – e, sobretudo, resíduos – da obra em si, haja vista que se trata de medidas tomadas pelos administradores do projeto, que visem aproveitar ao máximo cada parte dos resíduos e materiais gerados no processo. Essa é a razão pela qual a remoção de entulho é tão importante, nesse contexto.
Empresas de remoção de entulho em São Paulo
Portanto, a fim de ajudar na gestão de resíduos, sobretudo em uma capital com as dimensões de São Paulo, é fundamental que sejam adotadas medidas claras e eficazes para remoção de entulho na cidade.
Por isso, a especialização dos serviços das empresas de remoção de entulho em SP é cada vez mais intensa, algo que só tende a favorecer a todo consumidor, que pode ter à disposição boas opções para atender ao objetivo deremoção de entulho. Desta forma, é possível aplicar o conceito da sustentabilidade, minimizando os possíveis impactos da obra, ou construção, sobre o meio ambiente.
Precauções
Caso você ainda não tenha contratado os serviços de uma empresa especializada, para ganhar tempo, há ao menos duas atitudes a ser tomadas para uma melhor destinação de resíduos. São elas:
- Reserva de uma área do imóvel – ou do terreno, conforme o caso – para abrigar os resíduos, desde que já estejam separados, por tipo, para a reciclagem. Além disso, será necessário verificar, junto à empresa de limpeza urbana, ou de remoção de entulho, se conseguem administrar um resíduo segmentado, sem qualquer necessidade de envio de um caminhão misturador, por exemplo;
- Toda obra precisa ter adequação em relação à PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos – que foi proposta pelo Ministério do Meio ambiente, com o objetivo de normatizar o uso de resíduos no país. Desta forma evita-se o desperdício sobre o uso de matérias-primas e recursos naturais, além de garantir o máximo reaproveitamento de elementos recicláveis.
Comentar